quarta-feira, novembro 24, 2010

No arms, no legs, no worries.


Olha se ele tivesse nascido cá. Sem braços, sem pernas e com uma dívida do caraças. … e com o Cavaco como presidente!

Na verdade é um exemplo de coragem… mas a alternativa seria não sobreviver… como diria alguém, ninguém nasce herói. São as condições que criam os heróis. Aqueles que em condições muito adversas não chegam a heróis não fazem histórias destas…

terça-feira, novembro 23, 2010

Padres de Braga doam um salário para ajudar mais pobres

1,8 milhões vivem abaixo do limiar de pobreza

O Arcebispo de Braga pediu aos padres para que ofereçam “o correspondente ao que recebem num mês” para apoiar os mais pobres. Aos cristãos, apelou a que, um dia por semana, efectuem “jejum do que não é absolutamente necessário - um café, menos tabaco, um bolo, uma refeição frugal, prendas de Natal menos caras e mais significativas”, entregando depois esse dinheiro para apoio aos pobres, via Igreja Católica e Cáritas.

Continuo a achar que as religiões existem para se alimentar das necessidades que cada um tem de se “religar” a um Criador, chamando a religião oficializada a si o papel de intermediário. E continuo a achar que não faz sentido a existência de intermediários nessa ligação já que – do meu ponto de vista – ou nos “religamos” sozinhos ou não nos “religamos” de todo. Mas isso não impede que existam bons homens (e mulheres) e movimentos louváveis nas religiões. Acho que este é um movimento positivo.

domingo, novembro 21, 2010

Triatlo

Campeonato Mundial de Triatlo - Classificação de Budapeste (primeiros 12 classificados)

Campeonato Mundial de Triatlo - Ranking após Etapa de Budapeste - 10 primeiros classificados

(Imagens em extraídas de
e

Não sou muito de seguir desportos. Mas estes dois dias em que não existiu outra coisa que não fosse cimeira da Nato, vi, ontem demanhã, num canal americano, a etapa de Budapeste do Campeonato Mundial de Triatlo. João Silva ficou em 4º e mantêm a 4ª posição a nível mundial. Bruno Pais ficou em 12º e está em 25º a nível mundial. É obra.

Dois outros portugueses, João Pereira e Duarte Silva Marques, encontram-se nas posições 55 e 58 a nível mundial. Tendo em linha de conta apenas a população relativa de Portugal (10 milhões em 6000 milhões) tudo o que fosse ficar antes do lugar 600 seria um óptimo lugar para o país. Ficar em 4º é ser brilhante. Ficar em 25º, 55º ou 58º é muito bom.

No meio de tanta Nato, não me apercebi desta notícia nos canais portugueses...

sexta-feira, novembro 12, 2010

Homenagem ao Senhor do Adeus


É fácil dizer mal. Em particular quando andamos chateados. Com o emprego, com a sociedade, com a crise...
Mas por vezes mostramos que vale a pena. Que vale a pena ser português.
Porque raio não fazemos isto diariamente?

quinta-feira, novembro 11, 2010

O Senhor do Adeus

Faleceu o Sr do adeus.

Precisávamos de mais senhores a acenar-nos.

Precisávamos de acenar mais.

Aos amigos. Aos conhecidos. Aos desconhecidos. Aos inimigos.



quarta-feira, novembro 10, 2010

Histórias.

Mosteiro dos Jerónimos, Século XIX

Resumo de acontecimentos sucedidos em Portugal no final do século XIX (baseado no livro 6 da História de Portugal de José Matoso)

1861-1891 – Portugal constrói uma extensa rede de linhas de caminho de ferro (1700 kms) e de estradas (9566 kms) com dinheiro emprestado de França, Inglaterra e Alemanha.

1890 – Portugal compra navios de guerra à Alemanha com dinheiro emprestado.

1890 – Banco Baring Brothers quase vai à falência por ter comprado dívida Argentina, país que entretanto entrara em bancarrota. A quase falência deste banco levou ao “Pânico de 1890”, em que os bancos deixaram de emprestar dinheiro por falta de confiança.

1890 – Portugal não consegue renovar os empréstimos no exterior.

1891 – A dívida de Portugal é de 75% do PIB. 20% de tudo o que Portugal gasta anualmente vai para os juros da dívida.

1891 – Portugal declara “Bancarrota Parcial”. Na bancarrota, o país declara-se incapaz de pagar aos seus credores. Parcial porque aceitava renegociar a dívida, pagando-a, mas com juros e prazos diferentes do inicialmente acordado.

1892 – Inicia-se uma depressão económica na Europa. A crise interna agrava-se. Aumenta o desemprego. Desempregados manifestam-se no Terreiro do Paço.

1892 – Vão à falência vários Bancos em Portugal. O Estado tenta ajudar alguns entregando-lhes dinheiro, o que aumenta a dificuldade do Estado, já que parte desse dinheiro é empréstimo do exterior.

Portugal só inicia um período de prosperidade em 1907, tendo com base a produção de cortiça, conservas e algodão.

Isto é tudo muito estranho...


terça-feira, novembro 02, 2010

Samhain


Samhain e Dia de Todos os Santos – 1 de Novembro
Dia de Finados – 2 de Novembro
O Halloween tem raízes numa das principais festividades celtas da Irlanda. Conhecida como Samhain, a palavra irlandesa para designar o mês de Novembro, celebra-se no primeiro dia do mês, com início na noite anterior. Para os celtas, o ano e o Inverno começavam no primeiro dia de Novembro.
Nas passagens de ano - no Samhain - acreditava-se que a barreira entre este mundo e o outro se diluía, o que permitiria aos mortos caminhar entre os vivos. O nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisíveis, permitia também a visualização de Elfos. A fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia. Para se protegerem de espíritos malignos, os celtas acendiam fogueiras e desenhavam amuletos nas portas e janelas das casas, para os assustar.
Tão importante quanto a festa do início do Inverno, para os Celtas, era a do início da Primavera. Esta festa - o Imbolc - era festejada a 1 de Fevereiro. Porque se acreditava que a Primavera trazia as colheitas e a produção de leite pelas ovelhas, entornava-se leite e manteiga sobre as raízes de arbustos. A festa de Imbolc era associada à deusa Brigit, deusa do fogo, da cura, da poesia.
No século XI, o Papa Silvestre II cria um dia específico para a dedicação aos mortos. A partir do século XIII, esse dia passou a comemorar-se no dia 2 de Novembro, ficando o dia 1 de Novembro dedicado à festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.
A difusão do cristianismo pela Europa aproveitou as festas celtas, implementando a festa cristã de Todos os Santos no dia 1 de Novembro, e o dia de Santa Brígida a 1 de Fevereiro. As festas fundiram-se, mas mantêm ainda características pagãs. No que diz respeito ao Dia de Todos os Santos, não são bem vistos pela Igreja o simultâneo Haloween, sucedâneo do Samhain, que o Vaticano considera de anti-cristão na sua lembrança das bruxas ou da tentativa de comunicação com os mortos.
Em Portugal e na Galiza, tenta-se recuperar a tradição do Samhain. Várias escolas promovem actividades que por sua vez são inseridas na promoção da candidatura a Património Imaterial do Samhain em Portugal e Galiza. Este ano comemorou-se o Samhain em várias terras, deixando o
link a uma delas.

Referências utilizadas
1; 2; 3; 4.