The Hermetic Order of the Golden Dawn is the outer manifestation of the Rosicrucian Order of Alpha+Omega, the only Golden Dawn order remaining under the direct guidance and protection of the Secret Chiefs of the third order. The Golden Dawn embraces all aspects of the Hermetic tradition, including ritual magic, alchemy, astrology, qabalah, tarot, geomancy, and esoteric Christianity, as well as Egyptian, Enochian, Greek, and Chaldean mysteries and magic.
terça-feira, novembro 02, 2010
Samhain
Samhain e Dia de Todos os Santos – 1 de Novembro
Dia de Finados – 2 de Novembro
O Halloween tem raízes numa das principais festividades celtas da Irlanda. Conhecida como Samhain, a palavra irlandesa para designar o mês de Novembro, celebra-se no primeiro dia do mês, com início na noite anterior. Para os celtas, o ano e o Inverno começavam no primeiro dia de Novembro.
Nas passagens de ano - no Samhain - acreditava-se que a barreira entre este mundo e o outro se diluía, o que permitiria aos mortos caminhar entre os vivos. O nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisíveis, permitia também a visualização de Elfos. A fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia. Para se protegerem de espíritos malignos, os celtas acendiam fogueiras e desenhavam amuletos nas portas e janelas das casas, para os assustar.
Tão importante quanto a festa do início do Inverno, para os Celtas, era a do início da Primavera. Esta festa - o Imbolc - era festejada a 1 de Fevereiro. Porque se acreditava que a Primavera trazia as colheitas e a produção de leite pelas ovelhas, entornava-se leite e manteiga sobre as raízes de arbustos. A festa de Imbolc era associada à deusa Brigit, deusa do fogo, da cura, da poesia.
No século XI, o Papa Silvestre II cria um dia específico para a dedicação aos mortos. A partir do século XIII, esse dia passou a comemorar-se no dia 2 de Novembro, ficando o dia 1 de Novembro dedicado à festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.
A difusão do cristianismo pela Europa aproveitou as festas celtas, implementando a festa cristã de Todos os Santos no dia 1 de Novembro, e o dia de Santa Brígida a 1 de Fevereiro. As festas fundiram-se, mas mantêm ainda características pagãs. No que diz respeito ao Dia de Todos os Santos, não são bem vistos pela Igreja o simultâneo Haloween, sucedâneo do Samhain, que o Vaticano considera de anti-cristão na sua lembrança das bruxas ou da tentativa de comunicação com os mortos.
Em Portugal e na Galiza, tenta-se recuperar a tradição do Samhain. Várias escolas promovem actividades que por sua vez são inseridas na promoção da candidatura a Património Imaterial do Samhain em Portugal e Galiza. Este ano comemorou-se o Samhain em várias terras, deixando o
link a uma delas.
Referências utilizadas
1; 2; 3; 4.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Hummm . . e eu que pensava que o Halloween era o Carnaval dos americanos. Tamos sempre a aprender. Agora vou ver uns vídeos do Cavaco a comer bolo rei.
Abraço
Olá Rui! Por vezes reconheço que tenho dias em que faço uns posts chatos ;)
"Mas temos sempre o Cavaco e o seu bolo rei" (dizer isto com voz de Hamphrey Bogart quando diz à Ingrid Bergman no filme Casablanca "We'll always have Paris"). :)
Um abraço!
Deixo o link para a famosa deixa "We allways have Paris"
:)
Tu és um poço de informação António e ainda por cima daquela gira e interessante ( porque depois há as outras que são chatas comó caraças). Por acaso já sabia, mas só porque tenho um irmão que estuda essas coisas e que me seringa os ouvidos com tudo que sabe e de quando em vez os meus neurónios lá fazem o favor de registar alguma coisa.
Não sabia era da localidade a que te referes no link, muito interessante sim senhores.
ah! Casablanca
ah, a Ingrid ...
ah, o Hamphrey ...
ah ... Paris
ai que já é tão tarde!
Olá Isa! Obrigado pelo elogio. Mas eu não sou um poço de informação. Sou é um pouco interessado, e na altura certa procuro o que me interessa e partilho :)
Ah Paris...
... por aqui já é ced, qu'e já nã tenh'idade pra noitadas... :)
Não fazia ideia de nada disto! Uma pessoa está sempre a aprender! ;)
Olá Luciano! Na verdade, só sabemos o que nos vão contando... e o que nos contam é muito pouco. Temos de pesquisar, de ler, de explorar... e mesmo assim, muito se vai perdendo...
Enviar um comentário