quarta-feira, julho 14, 2010

Manipulações

Todos deveríamos saber mais acerca das expressões corporais e do seu significado. Em particular se as mesmas têm a intenção de nos distrair.
Abaixo, segue um vídeo com algumas noções sobre a forma como os entrevistadores televisivos nos podem iludir e guiar nos nossos pensamentos contra os pensamentos de quem está a dizer algo que não interessa ao poder instalado.

16 comentários:

Rui Caldeira disse...

Pessoalmente gosto das entrevistas a politicos , sobretudo quando eles começam com o " desculpe sotor" , "não, sotor", "desculpeeee " , "desculpe sotor" . . . muito bom pa!


Só vi metade do video e ja me sinto manipulado de forma a colocar uma bomba na assembleia da republica!

Unknown disse...

Olá Rui!
Neste caso a coisa é mais profunda. Quando um qualquer "expert" (verdadeiro, não da treta) fala sobre algo que não interessa ao poder instituído, esse mesmo poder instituído tem especialistas em denegrir o "expert" que fala contra o poder. E esses especialistas usam golpes baixos. Que a maioria de nós não conhece. A utilização de linguagem gestual enquanto se comunica ou enquanto outro comunica, a quebra da linha de raciocínio do outro, o não o olhar de frente, desprezando-o, são técnicas que moldam a mente de quem vê este tipo de lixo jornalístico. Mas que é o que impera... se não estivermos atentos, somos diariamente comidos.
Um abraço!

P.S. Se tiveres tempo e paciência lê o livro "Linguagem corporal" de Allan e Barbara Pease. Ensina-nos o (geralmente) impensável...

Rui Caldeira disse...

Por acaso falei bastante desse tema nos longinquos tempos em que andava na universidade - na independente, por acaso - , desde a linguagem como a publicidades subliminares. Hoje em dia uso-a no meu blog, onde subliminarmente, convenço todas as mulheres a terem relações sexuais comigo num descampado ao luar ..

1 Abraço meu caro amigo

Unknown disse...

Olá Rui!
Não me passou pela cabeça que não soubesses alguma coisa sobre o assunto. Lembrei-me de referir o livro porque o acho interessante. E porque que eu próprio não sabia o suficiente sobre o assunto. Acho que hoje ainda não sei, mas sei um pouco mais.
Quanto a convencer as mulheres a ter relações sexuais num descampado ao luar... em tempos idos não as convenci. Tomara eu que não me convençam elas agora...

Um abraço amigo!

S* disse...

Acho este assunto fascinante... mesmo.

Nada disse...

É por isso que eu não vejo televisão...mentira, já não via antes de ter noção disto xD.

Bom blog...e boa continuação.
Uma bom fim de semana*

Rui Caldeira disse...

Quando tiver tempo irei dar uma vista de olhos ao livro que sugeriste. Quanto a este tema, tem mesmo pano para mangas, aliás, tem pano para um sobretudo de inverno até aos pés . . . Quando me apercebi que quando os preços marcavam 0,99€ ou 4,95€ não era por acaso, ou que os doces estão sempre junto às caixas de supermercado e que tudo está divido por cores segundo os interesses e estimulos visuais, aí me apercebi que realmente podia convencer alguém a practicar sexo desenfreado comigo sem ter de recorrer a uma arma de fogo !

Grande abraço

Unknown disse...

Olá Rui! Não devia dizer isto em público mas há à venda cds de música com mensagens subliminares... nomeadamente para os fins que te propões :)

Um abraço!

Unknown disse...

S* - Se o ser humano fosse sempre honesto, não teríamos de nos andar a preocupar com estas coisas. Como não é... será sempre bom saber um pouco mais para tentar prever como nos vão enganar. Acaba por ser um jogo que se torna interessante. Mas que não deixa de ser deprimente pois é na tentativa de nos defendermos do engano que nos colocamos mais alerta...

Olhos Dourados disse...

Realmente eles passam cá para fora aquilo que lhes interessa.

Unknown disse...

Olá Olhos Dourados!

E quando os jornalistas convidam alguém que pode acrescentar alguma coisa ao que já manipularam, cortam-lhe o pio a torto e a direito. Temos de olhar para a informação que nos transmitem com desconfiança.

Rui Caldeira disse...

Olha . . essa não sabia ! Hás-de me dizer o nome desses cd's , já agora!

a d´almeida nunes disse...

Com o tempo nós vamos aprendendo a defender-nos dessas manipulações.

Mas...e até lá?!...

Unknown disse...

Bom dia as-nunes!
Até lá temos de manter olho vivo... será um desperdício de energia ouvir os outros sempre na defensiva. Sempre a achar que nos estão a enganar. Mas se tem de ser assim com os jornalistas...
...em alternativa, deixemos de os ouvir, já que não nos trazem a verdade...
Um abraço!

Dark angel disse...

Eu já me tinha apercebido deste tipo de coisas, desta forma nasce a "desinformação", que marca o mau-jornalismo que hoje temos em muitos países, e aqui em Portugal nem falemos... a Tvi é um exemplo crasso, algumas entrevistas supostamente bombásticas, que são totalmente conduzidas, revistas e muito mais, mas enfim... temos que saber procurar informação fidedigna. E estar informados.

Bj.

Unknown disse...

Olá Dark Angel!

O problema é que não sabendo onde está a verdade temos de desconfiar de que nos estão a enganar logo à partida... temos de procurar a verdade em múltiplas fontes (algumas pouco ortodoxas) e deduzi-la. É que parece que não é no jornalismo actual que a encontramos.

Bjs.