sexta-feira, março 23, 2012

Portugal não é a Grécia.

Quem veja esta imagem lá fora não verá diferença.

Vamos ver...
Em doze-treze meses teremos renegociação da dívida. As condições sócio-económicas agravar-se-ão. Os tumultos terão também tendência a agravar-se...
Vamos ver...

domingo, março 18, 2012

Igreja do Monstro de Esparguete Voador



Venho simplificar a religião, tema usualmente complexo. E apresentar-vos a Igreja do Monstro do Esparguete Voador, reconhecida nos Estados Unidos da América.

Do que tenho lido, parece que o Homem do Neandertal não deixou sinais de que fosse religioso. O Homo Sapiens, sim, deixou alguns. Como temos cerca de 90% da sua genética, acabámos nós, maioritariamente, por acreditar em qualquer coisa. Talvez por receio do desconhecido, da morte, o que seja…

Como se dividem os humanos de acordo com a crença:

Crentes (“Teus” de “Théos”, Deus em Grego)
Se dizem que Deus existe e que tal não pode ser provado, são Crentes Agnósticos (a maioria dos portugueses, crentes por tradição mas não muito preocupados com o assunto).
Se dizem que Deus existe e que se pode provar tal facto, são Crentes Gnósticos (maioria dos fundamentalistas são-no).

Ateus
Se dizem que Deus não existe e que tal não pode ser provado, são Ateus Agnósticos.
Se dizem que Deus não existe e que tal pode ser provado, são Ateus Gnósticos

Existem ainda os que “não querem saber”. São os Apateus (diga-se de passagem que esta religião também já está registada como religião oficial nos EUA).

Ora vem isto a propósito de uma religião de que tomei conhecimento hoje e para a qual fui convidado por um amigo. Acho que faz todo o sentido. É a Igreja do Monstro do Esparguete Voador. Uma Igreja reconhecida.

A Igreja do Monstro de Esparguete Voador, apesar de ter existido em segredo durante centenas de anos, só recentemente veio a público, quando foi publicada uma carta em Maio de 2005.
Os seus postulados apontam para o facto de o mundo ter sido criado pelo Monstro de Espaguete Voador. O Monstro do Esparguete Voador criou todos os seres vivos, incluindo os anões. As suas roupas oficiais são roupas de pirata. O seu chapéu religioso pode ser o chapéu de pirata ou um escorredor de macarrão. Na sua opinião, os piratas não são maus. São sim gays que viajaram por todo o mundo distribuindo doces a crianças. Os Pastafarians (nome dos crentes), crêem que o aumento das catástrofes no mundo, bem como o aquecimento global, se devem à redução do número de piratas, ocorrida nos dois últimos séculos. Os Pastafarians admitem ter lucro de seus fiéis e pedem-lhes dinheiro. Adoram cerveja e têm o dia sagrado à sexta feira.

Esta religião surgiu como reacção de um estudante americano ao facto de ter sido proibido o leccionar da teoria da Evolução nas escolas americanas no período em que George Bush foi presidente, tendo-se passado a dar maior relevância à teoria “Criacionista”. Pedia o estudante que fosse dado igual tempo de estudo à Teoria Criacionista, à Evolucionista e à do Monstro do Esparguete Voador, já que só a primeira era permitida e que a última tinha tanto sentido quanto a primeira. Registou a religião como religião oficial e tem milhares de seguidores por todo o mundo. Penso que cá serei o segundo, depois do amigo que me convidou, mas deixo o convite aos que estejam interessados. Deixei acima o site da dita, mas repito-o.

Recentemente, um Pastafarian Austríaco conseguiu que a fotografia utilizada num documento oficial fosse feita com um escorredor de macarrão na cabeça. Isto porque a lei austríaca permite utilizar nas fotos de documentos oficiais a cabeça coberta, desde que por motivo religioso, o que seria o caso.

terça-feira, março 13, 2012

EDP




No Parque Natural do Douro Internacional, no Mogadouro, a Barragem da Bemposta, está a ser pintada de amarelo. Refere a EDP que esta intervenção, de colorir barragens, está prevista pelo menos para mais duas. Alega a EDP que o objectivo é dar uma “tonalidade” de obra de arte às barragens. Este ensaio da EDP custa cerca de 150 mil euros!
O que vale é que a energia é baratinha e, mesmo assim, ainda sobra para pintar barragens…