segunda-feira, abril 16, 2012

Acho que não quero ser...



Há alturas em que, ao ver o nosso Presidente, gostaria de não ser republicano... há outras em que ao ver as asneiras de alguns reis europeus, sinto que não gostaria de ser monarca.
Outras... em que gostaria de nem ser humano...

P.S. O rei Juan Carlos foi esta semana a uma caçada ao elefante no Botswana. Teria de pagar 50.000€ por elefante abatido. Só se soube do assunto porque partiu a articulação de uma anca no passeio...
... a crise, o respeito pelos animais, o povo em austeridade e tal...
... acresce o facto do rei ser presidente de honra de uma associação que tem por fim proteger os elefantes ... este rei, claro.
... fico com a sensação de que o tiro que o neto do rei deu no pé há sete dias atrás foi um aviso ao avô... e que este não entendeu...

sexta-feira, abril 06, 2012

Páscoa.

A Páscoa é, para os cristãos, a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo.

Jesus, tal como o antigo deus sol, teria sido pregado numa cruz. Depois disso, teria morrido e ressuscitado.

O Sol, depois de meses a reduzir a sua aparição nos céus (com a aproximação do Inverno e os dias a ficar cada vez mais curtos), teria chegado à constelação da Crux, lá seria visto durante três dias e ao fim desses três dias começaria a aumentar a sua aparição diária, porque começavam os dias a ser cada vez maiores, com a aproximação da Primavera.

Os judeus também celebram este período. Por diferentes razões, é verdade. Celebram a fuga do Egipto, à escravidão do faraó, sob a orientação de Moisés e do seu deus. No entanto o nome da sua celebração, a Pessach, deverá ter sido a base para o nome da celebração cristã, Páscoa.

Os termos "Easter" e "Ostern" (em inglês e alemão) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). Aqui, parece ter sido a deusa Ostera ou Esther a base para as designações. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera. Era representada a segurar um ovo na mão enquanto observava um coelho. O coelho é um símbolo de fertilidade, fertilidade que se celebra neste início da Primavera, que nos trás, de novo, as colheitas. Que permitem a reprodução animal. Que acabam com a fome associada ao Inverno.

Óculos Google. Não sei se gosto...